Treinamento de brigadistas ( brigada de incêndio )

Treinamento de brigadistas ( brigada de incêndio )
Fonte: acervo do autor, 2012.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Ato inseguro e Condição insegura



                     Cinto de segurança tipo paraquedista, um grande equipamento de proteção individual em prol da segurança do empregado. Muitos acidentes seriam evitados se houvesse um profissional habilitado para orientar sua colocação, bem como seu aspecto físico.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Conforto chega aos epis

Quando as pessoas estão contentes com a sua aparência no EPI eles estarão mais propensos a usá-los sem fazer qualquer modificação. O EPI que é percebido como sendo bacana também torna mais provável o seu uso sem contestação. Esta é a razão porque muitos fabricantes de EPI estão procurando se inspirar no mercado da moda e nos equipamentos esportivos que possam ser adaptados ao mercado de EPIs.


O EPI DEVE ESTAR ADEQUADO AO LOCAL DE TRABALHO

 Qual a principal causa para a não conformidade com o EPI no local de trabalho? O que os profissonais do SESMT podem fazer para aumentar a obediência ao uso do EPI, particularmente quando ele vem com um uniforme de proteção?

A atenção dos trabalhadores às regras para o uso do equipamento de proteção individual constitui um dos mais críticos aspectos de qualquer programa de segurança. A própria desobediência a essas regras continua a ser um outro aspecto a considerar.

Em um amplo levantamento reunindo profissionais de segurança, 89% dos participantes afirmaram ter observado trabalhadores que não utilizavam EPI onde o uso era obrigatório.

Não é de surpreender que 1/3 desses profissionais disseram que obediência às regras do uso do EPI era o principal tema de segurança nos seus locais de trabalho. Segundo esse levantamento, o desconforto com o EPI era o principal fator que levava à não conformidade dos trabalhadores. O outro tópico principal é que os trabalhadores pensavam que o EPI não era necessário para a tarefa, seguido de que o EPI era muito quente, se ajustava mal e era pouco atraente.

Todos esses problemas podem ser contornado através da escolha de EPIs de alta qualidade, que dêem conta da proteção de forma apropriada, sejam confortáveis e estilosos. De fato, conforto e adequação geralmente não é bem observado quando se seleciona EPI. E esses problemas são extensíveis a todos os tipos de EPI. Por exemplo, se os macacões não permitirem adequada respiração, há uma chance de que os usuários irão evitá-los ou modificá-los de alguma forma, comprometendo suas características protetoras. Escolha vestuários que permitam que o calor e o suor possam evaporar enquanto dêem conta de proteger contra fatores de risco.


CONFORTO E AJUSTE

Vestuários confortáveis precisam ser desenhados para oferecer a maior escala de tamanhos de forma a dar conta de homens e mulheres de vários tamanhos. O tamanho e o corte são muito importantes visto que para uma vestimenta se adequar de forma confortável ele não precisa ser muito grande ou muito pequena. Uma outra característica que ajuda a melhorar a adequação e tornar a roupa mais confortável é um elástico na cintura. Dispositivos tipo estica-encolhe sob os braços e ao redor das costas tambem oferecem melhor ajuste, aumentando a extensão e liberdade dos movimentos.

 
APARÊNCIA

Um EPI estiloso pode aumentar a conformidade no seu uso. Ampliando o leque de opções em termos de cor e estilo, os trabalhadores se sentem mais sob controle sobre sua própria aparência. Quando as pessoas estão contentes com a sua aparência no EPI eles estarão mais propensos a usá-los sem fazer qualquer modificação. O EPI que é percebido como sendo bacana tambem torna mais provável o seu uso sem contestaçãol. Esta é a razão porque muitos fabricantes de EPI estão procurando se inspirar no mercado da moda e nos equipamentos esportivos que possam ser adaptados ao mercado de EPIs.


CORES - ESTILO - AJUSTE


Conforto, adaptação e estilo - tudo isso pode ajudar a aumentar a conformidade. Esta abordagem reflete algumas orientações do Ministério do Trabalho dos Estados Unidos na seleção de EPI, que estabelece: “empregadores devem levar em conta o conforto e a adequação do EPI quando selecionarem itens apropriados para uso nos locais de trabalho. EPI que seja bem adaptado e confortável para o seu uso, irá encorajar aos trabalhadores utilizarem o EPI”.

O EPI é tema da NR-6, que estabelece regras sobre a obrigatoriedade e o treinamento no uso do EPI. De fato, o treinamento torna-se medida imprescindível de forma a que os trabalhadores tenham conhecimento das regras do uso do EPI. Não basta só a obrigatoriedade, é necessário treinar o uso do EPI.

A principal regra é que a prioridade deve ser a neutralização e eliminação de agentes de risco com medidas empreendidas nos ambiente de trabalho, ou seja, a proteção coletiva ou ambiental deve vir sempre em primeiro lugar. Abaixo, um infográfico da grade de NRs no site NRFACIL com a NR-6 em destaque. No índice Remissivo, com a seleção do item FORNECIMENTO DO EPI, aparecem as regras principais:

Dia 28 de Abril - Dia Mundial da SST. Este dia lamenta as vítimas de acidentes e doenças do trabalho. É tambem o DIA DA EDUCAÇÃO, lembrando que sem Educação e Qualificação os trabalhadores continuarão se acidentando, levando a perdas econômicas e sociais irreparáveis.

Finalmente, o artigo acima lembra ainda que podemos trabalhar com segurança quando nos sentimos felizes e bem vestidos, mesmo quando com um EPI..





aprendizdeseguranca.blogspot.com

sigaseguranca.com.br

danny.com.br

leopoldina.olx.com.br










NR 6

Conforto, ajuste e estilo: o mundo da moda chega aos epis. Veja no site www.nrfacil.com.br

NR 26

Passos para um piso seguro


1- Auditoria de pisos nos locais
2- Treinamento
3- Sinais e Barreiras
4- Produtos de Limpeza
5- Entrelaçamento
6- Botas