Treinamento de brigadistas ( brigada de incêndio )

Treinamento de brigadistas ( brigada de incêndio )
Fonte: acervo do autor, 2012.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

5 dicas de segurança em andaimes

Imagem relacionada





1 – Pense bem antes de executar os serviços


Se sua equipe tem experiência na execução de serviços em altura, isso é ótimo. Mas o excesso de confiança pode atrapalhar e acabar contribuindo para a ocorrência de acidentes. Nesse caso, é recomendável que você assegure que as condições para execução dos serviços são as mais adequadas, principalmente relacionadas à segurança em andaimes.

2 – Tenha cuidado com o andaime

Agora que você já deu uma verificada prévia nas condições gerais, a montagem do andaime pode ter início. Nessa etapa, é indispensável ter alguns cuidados básicos com o andaime propriamente dito.

Verifique durante a montagem se a base está devidamente segura e estável. Cheque todos os montantes e os contraventamentos. Certifique também se as ancoragens foram feitas corretamente, o correto posicionamento dos guarda-corpos e a sinalização de segurança.

3 – Não sobrecarregue sua plataforma de serviço

Evite sobrecargas nas plataformas, com excesso de materiais ou equipamentos. Assegure que o piso da plataforma está completo para evitar basculamentos ou deslizes. Obedeça às larguras estabelecidas em norma, de modo que a passagem de pessoas ocorra em segurança.

4 – Fiscalize o uso de Equipamentos de Proteção

Jamais libere o início do uso de andaimes sem o uso dos Equipamentos de Proteção requeridos, como cinto de segurança, capacete, luvas, óculos, dentre outros. Além de representar uma desobediência às normas regulamentadoras de segurança do trabalho, a NR-18, a ausência do uso dos equipamentos de proteção importa em riscos reais da ocorrência de acidentes de trabalho.

5 – Treine sua equipe

Não adianta adquirir ou alugar o andaime da melhor marca do mercado se a equipe que irá utilizar o equipamento não estiver devidamente treinada. Invista em capacitação da equipe: treinamento é um dos pilares para a prevenção de acidentes de trabalho.

Fonte: http://www.cipaonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário