Treinamento de brigadistas ( brigada de incêndio )

Treinamento de brigadistas ( brigada de incêndio )
Fonte: acervo do autor, 2012.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

RADIAÇÃO






Radiações ionizantes e substâncias radioativas


Em atendimento à solicitação do Ministério do Trabalho, o Diretor Técnico e Físico Nuclear da Fundacentro, Robson Spinelli Gomes elaborou parecer técnico que dispõe sobre as atividades e operações perigosas com radiações ionizantes ou substâncias radiotivas.
No documento são analisados dois fatores: a exposição humana oriunda do equipamento móvel de raios X e constatações técnicas sobre os equipamentos móveis de raios X. Para o fator de exposição humana, o parecer tece recomendações, especialmente no que se refere ao controle da exposição ocupacional, bem como o uso de equipamento de proteção individual. Já para as constatações técnicas sobre os equipamentos, o parecer traz algumas observações específicas que envolvem as condições operacionais do equipamento, tempo de exposição e blindagem, bem como o conhecimento de técnicas radiográficas.
De acordo com o parecer, as áreas de emergências, salas de recuperação, centro de tratamento intensivo e leitos de internação não são caracterizadas como áreas de risco e que portanto, não fazem jus ao adicional de periculosidade, enquanto para os centros cirúrgicos e odontologia, onde são utilizados equipamentos móveis de raios X tipo arco cirúrgico durante procedimentos devem ser enquadradas como áreas sujeitas a exposição para fins de percepção do adicional de periculosidade, conforme Portaria n 518-2003 do Ministério do Trabalho.
Fonte: Disponível em: www.fundacentro.gov.br; acesso em:04/10/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário