Treinamento de brigadistas ( brigada de incêndio )

Treinamento de brigadistas ( brigada de incêndio )
Fonte: acervo do autor, 2012.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Conforto Térmico no Ambiente de Trabalho






Um ponto que poucas empresas levam em consideração na hora de pensar em seus profissionais, é o conforto térmico no ambiente de trabalho. Ele está diretamente ligado ao bem estar das pessoas, e por isso pode possuir grande influência no rendimento delas.
Afinal, ninguém consegue trabalhar em um local muito quente ou muito frio, e para que as atividades sejam realizadas da melhor maneira, é preciso garantir uma temperatura agradável e a qualidade do ar que os profissionais respiram.
O conforto térmico não está apenas relacionado com a temperatura do ar. Ele leva em conta uma série de outros fatores ambientais e pessoais, incluindo a temperatura ambiente, velocidade do ar, umidade, isolamento do vestuário e calor metabólico. Estes fatores compõem o que é conhecido como o “ambiente térmico humano”.Aqui no Brasil, uma zona aceitável de conforto térmico dentro do ambiente de trabalho segundo a NR17 do Ministério do Trabalho está entre os 20°C e 23°C, durante o inverno, e entre 23ºC e 26ºC durante o verão.

Como o conforto térmico influencia no desempenho das tarefas do dia a dia.

 desconforto térmico eleva a irritabilidade e cansaço. No entanto, em algumas circunstâncias, a exposição ao frio excessivo pode resultar no aumento de movimentos involuntários do corpo para que seja aquecido, como tremores que dificultam o movimento dos dedos, até problemas respiratórios, enquanto o calor excessivo pode resultar em sintomas, como irritação, falta de disposição e sudorese.
Além de afetar a saúde das pessoas, as temperaturas extremas (muito altas ou muito baixas) no local de trabalho podem reduzir a produtividade dos profissionais e aumentar o risco de erros em suas atividades.
Um ambiente de trabalho com a temperatura agradável promove maior bem-estar e influencia diretamente no rendimento de quem trabalha, tanto que há empresas que registram uma produtividade até 30% maior ao assegurar o conforto térmico dos seus funcionários.

Como proporcionar conforto térmico no ambiente de trabalho.

Possuir um sistema de ar-condicionado eficiente ajuda a manter a temperatura controlada, proporcionando um ambiente mais agradável para execução das atividades do dia a dia. O condicionador de ar também reduz a umidade do ar que processa, para melhorar ainda mais a sensação térmica.
Naturalmente, a temperatura não é a única preocupação no local de trabalho. Contudo, o ar condicionado, ao mesmo tempo que esfria ou aquece e tira a umidade do ambiente, também pode purificar o ar, removendo alérgenos, poeira e partículas de fumaça para deixar o interior do local limpo e fresco.Existem alguns modelos de ar-condicionado mais recomendados para escritórios. Como por exemplo o modelo Split Inverter, em que o motor do aparelho é instalado na parte externa do ambiente, proporcionando menos ruído dentro do escritório. Eles ainda garantem o menor consumo de energia, já que possuem um inversor que assegura a otimização do funcionamento do aparelho.

Fonte: refrigeração dufrio comércio e importação ltda

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