Treinamento de brigadistas ( brigada de incêndio )

Treinamento de brigadistas ( brigada de incêndio )
Fonte: acervo do autor, 2012.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO EM SEGURANÇA DO TRABALHO






O mercado consumidor nunca foi tão competitivo quanto hoje em dia. Assim, para melhorar seu processo produtivo e fornecer um serviço de qualidade, uma empresa deve agir de maneira correta e segura.
Desse modo, a segurança do trabalho tornou-se um tema crucial para a melhoria da performance de um empreendimento. Além disso, com ela é possível reduzir acidentes e tornar seu ambiente corporativo organizado e protegido.
Porém, alguns profissionais não dão a devida atenção ao assunto e acabam tomando atitudes equivocadas, que colocam suas gestões em risco. Para evitar essas situações e obter resultados positivos, você deve realizar treinamentos em segurança do trabalho.

Por que o treinamento é importante?

A redução de acidentes é um benefício óbvio da realização de treinamento em segurança do trabalho. Entretanto, muitos se esquecem de outras vantagens, como evitar problemas em sua rotina e otimizar a produção da empresa, que conta com trabalhadores instruídos.
Por ser mais fácil prevenir uma situação do que solucioná-la, um técnico de segurança deve ficar muito atento ao dia a dia da empresa. E também para transmitir à equipe sobre como manusear os equipamentos com sucesso, o que evita acidentes.
Consequentemente, as perdas financeiras e judiciais diminuem e você tem tempo para focar em outras atividades da sua gestão.
Não esqueça também que, com essa redução de custos, o orçamento financeiro é aliviado, criando novas possibilidades de melhorias e até aquisições de outras ferramentas.
No final das contas, é criado um ambiente mais seguro e confortável, em que todas as partes envolvidas saem ganhando.

Quando devo realizar treinamento em segurança do trabalho?

As Normas Regulamentadoras (NRs) estipulam que o treinamento em segurança do trabalho deve ser realizado, obrigatoriamente, nas seguintes situações:
  • trabalho em altura;
  • trabalho em espaço confinado;
  • serviços com eletricidade;
  • ações que envolvam máquinas e outros equipamentos.
Em outras palavras, como você pode perceber, ele é obrigatório em praticamente todas as áreas de atuação das empresas em nosso país. Então, para ter sucesso em sua gestão, essa capacitação não pode ser limitada à segurança do trabalho.
Sempre que algum profissional mudar de função ou for contratado, faça questão de ensiná-lo sobre os riscos existentes em seu ambiente e de prepará-lo para desempenhar suas atividades com eficiência e de forma certa.
Por isso, crie um cronograma de treinamentos regulares em sua empresa. Desse modo, todos os colaboradores ficarão atualizados em relação às melhores técnicas disponíveis no mercado e você consegue reduzir o número de acidentes. Por exemplo, para atividades em altura, há a necessidade de treinar sua equipe a cada dois anos.
Também tenha em mente que, quando acontecer algum acidente em seu negócio, uma vistoria completa deve ser feita para identificar suas causas e seus potencializadores. Após isso, reforce a importância do uso de Equipamentos de Segurança Individual (EPIs) e promova palestras e cursos para atualizar todos.
Fonte do texto: ttps://conect.online/blog/por-que-o-treinamento-em-seguranca-do-trabalho-e-importante/
Fonte imagem: ttps://conect.online/blog/por-que-o-treinamento-em-seguranca-do-trabalho-e-importante/

Nenhum comentário:

Postar um comentário