Treinamento de brigadistas ( brigada de incêndio )

Treinamento de brigadistas ( brigada de incêndio )
Fonte: acervo do autor, 2012.

terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Atribuições do Cipeiro








Os 7 mandamentos do bom Cipeiro.
Ao ser eleito para integrar a gestão da CIPA, o cipeiro recebe a tarefa de defender e garantir a saúde e a segurança de seus colegas no desempenho de suas atividades laborais, Entre as ações a serem desempenhadas pela equipe dos cipeiros, estão: investigar, discutir e combater as condições de trabalho inseguras, insalubres, perigosas e irregulares. Cabendo a eles organizar e encaminhar suas sugestões, buscando implantar melhorias no local de trabalho.
1º - Prevenir não é observar se o trabalhador está usando EPI, mas também estar atento às condições do local de trabalho e seus efeitos sobre os trabalhadores. É ter consciência que o mais importante é a prevenção "coletiva".
2º - Ouça sempre. Esteja preparado para ouvir toda e qualquer reclamação ou denúncia dos trabalhadores. Às vezes pode parecer pouco, mas todo trabalhador  pode ajudar o cipeiro e toda informação tem importância.
3º - Anote tudo o que lhe for dito: todas as reclamações, sugestões e críticas para que possam ser averiguadas e respondidas.
4º - Responda a todos os questionamentos, sugestões e reclamações que receber dos trabalhadores. Isto estabelece uma relação de confiança entre o trabalhador e o cipeiro.
5º - Investigue todo e qualquer acidente no local de trabalho e elabore um relatório completo sobre o infortúnio (acidente).
6º - Não existe CIPA atuante e forte sem a organização dos trabalhadores, que precisam conhecer e ajudar no trabalho do cipeiro.
7º - É preciso constantemente buscar conhecimento, fazer cursos de formação e conhecer legislação. Só assim é possível argumentar na hora de defender  os direitos dos trabalhadores.

Fonte imagem: http://www.conceitozen.com.br/principais-atribuicoes-da-cipa.html
Fonte texto: http://www.ibmt.com.br/noticias/os-7-mandamentos-do-bom-cipeiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário