Treinamento de brigadistas ( brigada de incêndio )

Treinamento de brigadistas ( brigada de incêndio )
Fonte: acervo do autor, 2012.

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

SEGURANÇA DO TRABALHO NO ESCRITÓRIO





Confira 8 dicas básicas para garantir a segurança do trabalho no escritório


Implante o Programa 5S

conceito 5S é uma metodologia japonesa largamente difundida no meio empresarial, uma vez que pode consolidar a cultura de segurança nas áreas administrativas da organização. O programa é composto por 5 princípios (utilidade, organização, limpeza, normalização e disciplina) que visam manter no local de trabalho somente o que é útil à execução das tarefas, organizar o ambiente, zelar pela limpeza, adotar normas técnicas de segurança conforme o tipo de ambiente e estimular a disciplina entre os funcionários do setor para que tudo realmente funcione.

Realize a manutenção periódica das instalações prediais

É importante programar a manutenção das instalações dos setores administrativos, principalmente daquelas que oferecem maior risco — como é o caso de instalações elétricas, elevadores, escadas, sacadas e tetos.

Esteja atento à proteção contra incêndio

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) é uma exigência para diversas atividades empresariais. O documento só emitido quando a empresa cumpre todos os requisitos técnicos de segurança. Para isso, a empresa deve contratar um profissional qualificado para fazer as adequações necessárias, tais como: saídas de emergência, rota de fuga sinalizada e iluminada, extintores de incêndio em locais estratégicos, treinamento dos funcionários, locais adequados para produtos inflamáveis e/ou explosivos, entre outras medidas de segurança.

Invista em ergonomia de correção

O objetivo da ergonomia é criar ambientes de trabalho adaptados às necessidades dos funcionários, com foco na saúde e segurança. Existem diferentes tipos de ergonomia, sendo que a chamada ergonomia de correção tem justamente a finalidade de remodelar o arranjo físico e as instalações do ambiente de trabalho de modo a equilibrar as condições de temperatura, iluminação, ruído, ventilação e mobiliário.

Cuidado com carpetes mal colocados e pisos escorregadios

Um carpete velho e que está descolando em alguns pontos é um fator de risco, pois um funcionário pode tropeçar, cair e sofrer alguma fratura. O mesmo acontece com pisos escorregadios, que colocam em risco a segurança dos funcionários, principalmente se estiverem úmidos ou encerados. Portanto, a manutenção do carpete e o uso de revestimentos antiderrapantes são as melhores soluções.

Mantenha o ambiente de trabalho livre de cigarro

A lei contra o fumo em ambientes de uso público existe, mas muitas vezes é desrespeitada. Além de poluir o ambiente e causar diversos males à saúde, o cigarro oferece o risco de incêndios, especialmente se algum funcionário tem o hábito de jogar bitucas ainda acesas no cesto de lixo.

Não esqueça da sinalização de segurança

A sinalização de segurança é importante mesmo para situações sem emergência. O pessoal responsável pela limpeza e serviços de manutenção, por exemplo, deve sinalizar as áreas onde estão trabalhando para evitar a aproximação das pessoas. O ideal é que os avisos, além de bem visíveis, sejam colocados a uma distância segura e não em frente ao próximo passo de uma pessoa desatenta com o que está ocorrendo ao redor.

Invista no treinamento do pessoal

É essencial que a empresa realize palestras e simulações de acidentes para preparar os funcionários a lidar com situações de risco. É importante que todos conheçam os protocolos de segurança no trabalho para saber como agir em caso de sinistro.
Fonte imagem: https://solinemoveis.com.br/estacao-de-trabalho-romanzza-plus
Fonte texto: http://www.epi-tuiuti.com.br/blog/confira-8-dicas-basicas-para-garantir-seguranca-trabalho-escritorio/


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