Treinamento de brigadistas ( brigada de incêndio )

Treinamento de brigadistas ( brigada de incêndio )
Fonte: acervo do autor, 2012.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

EXPOSIÇÕES AOS RISCOS NO TRABALHO DE VARRIÇÃO





A limpeza urbana constitui um dos grandes desafios para a administração pública. Lixo são resíduos sólidos gerados pela atividade humana ou pela natureza em aglomeração urbanas, são levados pela água da chuva, entupindo bueiros causando inundações e doenças à população. O lixo além de ser uma questão de saúde pública, aparece como problema ambiental onde se concentra em enormes quantidades de detritos a céu aberto; desse modo, a manutenção, limpeza e coleta configura tarefa dos principais serviços público-sanitários. Os varredores de rua estão entre as profissões que se expõe a esses fatores e por isso estão em condição de vulnerabilidade em relação à saúde.
            Os varredores de ruas são profissionais responsáveis pela limpeza urbana, praças, avenidas, ruas, e outras áreas, se dedicando ao trabalho, cuidando e recolhendo os detritos que são produzidos diariamente. Seu trabalho, é considerado insalubre pelo contato dos agentes presentes nos lixos, porém é de grande importância, permitindo a limpeza da cidade, evitando acúmulo de resíduos nas ruas e nos bueiros reduzindo o risco de proliferação de insetos, bichos e enchentes.
          Nas coletas de lixo os trabalhadores passam pelos os mais variados riscos de saúde em sua rotina de trabalho. As empresas e os órgãos responsáveis precisam manter vigilância sobre o bem estar e segurança destes trabalhadores.
          A exposição e manuseio de lixo e produtos que proporcionam a inalação de várias substâncias desagradáveis, intempéries climáticas, podem ao longo dos tempos causar danos à saúde. A coleta de lixo deve ser armazenada e depositada em locais adequados e transportados por profissionais capacitados a desenvolver este trabalho.
     Fonte texto: https://jus.com.br/artigos/37187/varredores-de-ruas-riscos-no-trabalho
        Fonte imagem: http://cabofrio.rj.gov.br/noticia/prefeitura-regulariza-servicos-de-varricao-e-capina-por-bairros

Nenhum comentário:

Postar um comentário